Prof. Me. Sandro Ribeiro
Metodologias Ativas (Sala de Aula Invertida) na Formação Inicial de Professores
May 14, 2020
Em meio a todo nosso sofrimento com a pandemia do novo coronavírus eis que surge uma alegre surpresa. Nesta montanha russa de sentimentos foi publicado hoje, com DOI e ISBN, meu primeiro livro autoral. "Metodologias Ativas (Sala de Aula Invertida) na Formação Inicial de Professores" é fruto de muita pesquisa e de muita prática docente. Minha dissertação de Mestrado, que me levou até a Europa na Universidade de Salamanca na Espanha para me formar e formar colegas espanhóis e também de outras nações, novamente frutifica e floresce em outro formato.
Para quem quiser ler, pesquisar e se formar recomendo .
Formação inicial de professores, rede sociotécnica (Latour) e sala de aula invertida em uma tecitura de saberes e fazeres docentes. Livro em formato PDF e totalmente livre.
Ebook - Tecendo conhecimentos em vídeo.
February 25, 2017
Um livro digital onde dou dicas simples para professores produzirem suas próprias videoaulas com os recursos que ele já tem, de forma rápida e com baixo custo. Um recurso que complementa o curso de criação e edição de vídeos que disponibilizo gratuitamente na área de cursos.
Educação e Spinoza: Por que educar? O mito da falta. (2/4)
December 12, 2016
Esse texto é a parte dois de quatro de uma reflexão sobre os pensamentos do filósofo Spinoza tecidos com os fundamentos da Educação. No primeiro texto provocamos reflexões acerca da Educação utilizada como instrumento da reprodução social. Daremos sequência com os mitos da falta, do método e da finalidade da educação. Por que, como e para que educar? Trataremos agora do mito da falta. Por que educar?
Educação e Spinoza: Como educar? O mito do método. Texto 3/4.
December 12, 2016
Esse texto é a parte três de quatro de uma reflexão sobre os pensamentos do filósofo Spinoza tecidos com os fundamentos da Educação. No primeiro texto provocamos reflexões acerca da Educação utilizada como instrumento da reprodução social. No segundo texto apresentamos nossas reflexões acerca do mito da falta, ou seja, por que educar? Apresentamos agora ideias sobre o mito do método, o “como” educar.
Educação e Spinoza: Para que educar? O mito da finalidade. (4/4)
December 12, 2016
Esse texto é a parte quatro e a última de uma reflexão sobre os pensamentos do filósofo Spinoza tecidos com os fundamentos da Educação. No primeiro texto provocamos reflexões acerca da Educação utilizada como instrumento da reprodução social. No segundo texto apresentamos nossas reflexões acerca do mito da falta, ou seja, por que educar? No terceiro engendramos ideias sobre o mito do método, do “como” educar. Apresentamos agora ideias sobre o mito da finalidade de Spinoza sobre a Educação. Para que educar?